o Espiritismo é uma doutrina sobre o mundo, dá-nos a sua interpretação e nos mostra como nos devemos conduzir nele. Mas como nasceu essa doutrina, em que cabeça apareceu pela primeira vez? Dizem que foi na de Allan Kardec, mas não é verdade. O próprio Kardec nos diz o contrário. Os dados históricos nos revelam o seguinte: o Espiritismo se formou lentamente através da observação e da pesquisa científica dos fenômenos espíritas, hoje, parapsicologicamente, chamados de fenômenos paranormais. Os estudos científicos começaram seis anos antes de Kardec, nos Estados Unidos, com o famoso caso das irmãs Fox em Hydesville. Quando Kardec iniciou as suas pesquisas na França, em 1845, já havia uma grande bibliografia espírita, com a denominação de neo-espiritualista, nos Estados Unidos e na Europa. Mas foi Kardec quem aprofundou e ordenou essas pesquisas, levando-as às necessárias conseqüências filosóficas, morais e religiosas.

O maior objetivo do Espiritismo é transformar a Terra num mundo melhor, através da transformação nos pensamentos e sentimentos das pessoas.
O Espiritismo é uma doutrina filosófica que se define por um conjunto de princípios. Estes princípios formam a base do pensamento espírita sobre a vida e o Universo.

Abaixo colocamos alguns desses princípios:

1. Deus: O Criador
2. Espírito e Matéria: os elementos da Criação
3. Imortalidade da Alma
4. Reencarnação
5. Comunicação entre os dois planos da vida: material e espiritual
6. Evolução
7. Livre-arbítrio
8. Causa e Efeito
9. Perispírito
10. Pluralidade dos mundos habitados


Espiritismo no Brasil.
O Brasil é considerado o maior país espírita do mundo. Denominado kardecismo em homenagem a seu codificador, o espiritismo no Brasil começou em Salvador BA em 1865. A partir de 1877, foram fundadas as primeiras comunidades espíritas, como a Congregação Anjo Ismael, o Grupo Espírita Caridade e o Grupo Espírita Fraternidade. Em 1883, surgiu O Reformador, a mais antiga publicação espírita do Brasil, e no ano seguinte Augusto Elias da Silva fundou a Federação Espírita Brasileira, que adquiriu grande projeção na gestão de Adolfo Bezerra de Meneses Cavalcante, a partir de 1895. A Livraria da Federação, criada em 1897, é responsável pela edição, distribuição e divulgação da vasta literatura espírita. Ao lado da difusão da doutrina, as organizações espíritas brasileiras realizam um amplo trabalho de assistência social e fraternidade humana, com manutenção de asilos e outras instituições


*Jesus – O Espírito mais evoluído que já encarnou na terra, modelo de atitudes para todos nós. Seus atos e ensinamentos têm um forte conteúdo que serve de exemplo e lição de vida.